Banner Topo Direita
tempo 10 ºC
Aveiro
Sábado, 23 de Setembro
|
|
|
|
|
|
Subscrever RSS Feed RSS Feed
Onde estou? » Homepage

Câmara Municipal apresenta Carta Arqueológica do concelho

2009-01-01
 


 
Na terceira parte é apresentado o quadro físico do Concelho de Cantanhede, com indicação dos recursos, das particularidades e o posicionamento desta sub-região no contexto da Beira Litoral. No quarto capítulo consta o registo dos dados arqueológicos do concelho, onde se inclui o inventário de todas as estações arqueológicas do período cronológico que vai da pré-história à Idade Média. Em anexo estão ainda os marcos divisórios de propriedade que foi possível cartografar. O documento termina com a interpretação dos vários dados existentes até ao momento, tentando criar um conhecimento verosímil sobres esses dados e deixar em aberto um quadro de questões propiciadoras de novos projectos de investigação. A Carta Arqueológica é um instrumento de planeamento e gestão do património arqueológico e já permitiu a salvaguarda de alguns importantes vestígios arqueológicos, nomeadamente os achados do período da romanização que foram encontrados, em meados do ano passado, na Estação Arqueológica dos Pardieiros, na localidade da Pena, Freguesia de Portunhos, no decurso dos trabalhos de prospecção promovidos pela Câmara Municipal e coordenados pelo arqueólogo Carlos Cruz. Segundo este especialista, as prospecções realizadas evidenciaram a existência de muitas estruturas (ruínas de construções, utensílios domésticos e outros artefactos de diversa natureza) de indiscutível valor arqueológico, científico e patrimonial. Na altura, o arqueólogo referiu que foram plenamente atingidos os objectivos enunciados no projecto de prospecção da Estação Arqueológica dos Pardieiros financiado pela Câmara Municipal, nomeadamente no que diz respeito à avaliação do potencial arqueológico, científico e patrimonial do sítio e à delimitação do seu núcleo.
 
RB
 
Tags:
Classificar artigo: 
   
 
Comente Comente     Imprimir Imprimir     Enviar artigo Enviar artigo
Para comentar esta notícia tem de ser um utilizador registado
Entrar ι Registe-se
O Seu Nome:
O Seu E-mail:
O Nome do Amigo:
O E-mail do Amigo:
A sua Mensagem:
Código de Segurança:
Confirme o Código de Segurança.
Por favor insira os 6 caractéres que estão presentes na imagem.
A inserção dos caractéres é sensível a maiúsculas e minúsculas (case sensitivity).
 
Últimas
Mais lidas
Os primeiros alunos originários dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, defenderam no dia 21 as suas Provas de Aptidão Profissional, terminando assim o Curso de Técnico de Viticultura e Enologia.

Banner Lateral Direita
Anúncios Imobiliários
 

Terreno Para Construção


Terreno Para Construção

Para: Venda
Mealhada, Mealhada

Consultar

Loja


Loja

Para: Arrendamento
Glória, Aveiro

Consultar

Apartamento T3 DUPLEX


Apartamento T3 DUPLEX

Para: Venda
Aradas, Aveiro

Consultar

Terreno


Terreno

Para: Venda
Aguim, Anadia

Consultar

RB TV
 


Inquérito   Inquérito


EDITORIAL

O “lifting” do PSD

Miguel Ferreira       Editorial

OPINIÃO

Editorial

Jornal Região Bairradina REGIÃO BAIRRADINA - Quinzenário de Informação Regional REGIÃO BAIRRADINA - Quinzenário de Informação Regional, expertmedia, xmedia